terça-feira, 7 de julho de 2009

Basílica de Lafaiete: Segunda do mundo dedicada ao Sagrado Coração de Jesus

José Carlos Vieira – 7° Período

Inaugurado em 1975, o Santuário Arquidiocesano do Sagrado Coração de Jesus foi construído em Conselheiro Lafaiete, em estilo moderno e com capacidade para abrigar 5 mil fiéis. O local foi projetado para ser o centro de oração e devoção ao Sagrado Coração de Jesus, na Arquidiocese de Mariana.

No altar encontra-se uma imagem do Sagrado Coração de Jesus de quase 2m de altura, vinda da Europa. No alto da torre, foi colocada outra imagem, com aproximadamente 6m de altura, feita de alumínio. O vitral, em forma de coroa de espinhos, é outra atração, juntamente com os vitrais que apresentam passagens bíblicas.

O primeiro pároco foi o monsenhor Hermegildo Adami de Carvalho, que durante 25 anos dedicou sua vida ao Santuário Arquidiocesano. O padre foi idealizador da tradicional “Entronização”, que acontece sempre no dia do Sagrado Coração de Jesus, sendo acompanhada por milhares de famílias, em toda a cidade e região. Este ano, o evento aconteceu na sexta-feira, 19 de junho.

Em 2003, o Vaticano se pronunciou, concedendo ao Santuário o título de Basílica Menor do Sagrado Coração de Jesus. Basílica, que significa “Casa do Rei” é considerada a igreja mais importante de uma Diocese. Entre as igrejas, algumas possuem particular importância quanto à vida litúrgica e pastoral, podendo ser condecoradas pelo Sumo Pontífice com o título de Basílica Menor, o que significa vínculo particular com a Diocese de Roma e o Papa.

A Basílica de Conselheiro Lafaiete tem relevante importância para os fieis católicos, pois ela é a segunda do mundo dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A outra fica em Montmartre, na cidade de Paris (França).


A basílica tem grande importância para os católicos de Lafaiete e região

Nenhum comentário:

Postar um comentário