terça-feira, 7 de julho de 2009

A formação em Jornalismo da Unipac/CL

Giovanni Pablo – Aluno do 7º Período

A atividade jornalística em Conselheiro Lafaiete conta, desde julho de 2007, com a inclusão de profissionais devidamente qualificados. A grande responsável por esta qualificação é a Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac/CL), que investe na formação de seus alunos do curso de Comunicação Social, que tem as habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Com a primeira turma, formada em julho de 2007, o curso passou por aprimoramento, que inclui laboratórios de rádio e televisão no campus Gigante, onde acontecem as aulas e projetos experimentais. A graduação, para a grande maioria dos formandos daquela época, serviu também de impulso à carreira, já que quase toda a turma já atuava no mercado.

A obtenção do diploma, por aquela primeira turma, trouxe expectativas, numa demonstração de que a expansão do mercado no interior é uma realidade. Com isso, a exigência de bons profissionais torna-se um fato, pois o Jornalismo, mais que um instrumento de veiculação noticiosa, contribui para a construção da história e a consolidação da cidadania.

Em 2007, em entrevista para o Jornal Laboratório da Unipac/CL, o então coordenador do curso, professor Geraldo Seabra, comentava sobre o papel do jornalista no contexto atual: “Se antes a faculdade parecia proteger o aluno, agora a responsabilidade está só e unicamente nas mãos dele, que deve ter uma conduta arrojada. Como educador, acredito no potencial de cada formando; tenho certeza de que serão bons profissionais”, concluiu.

Passados dois anos, a Unipac/CL continua a formar bons profissionais. O professor e doutorando Darlan Santos, hoje coordenador do curso, já parecia antever, naquela época, o sucesso que seria alcançado pelos formados, ao declarar que “confiava que aquele era um grupo especial, por ser o primeiro de muitos que viriam e por contar com pessoas que abraçaram o Jornalismo não só como profissão, mas também como missão de vida”. Acertou em cheio.


Alunos da primeira turma de Jornalismo da Unipac/CL; amor à profissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário