terça-feira, 7 de julho de 2009

Ensino médio pode ser alterado

Adriana Moreira - Aluna do 7º Período

Uma proposta do Ministério da Educação (MEC) pretende mudar a divisão de disciplinas no Ensino Médio. As 12 matérias atuais seriam distribuídas em quatro grandes áreas de conhecimento: línguas; matemática; exatas e biológicas; e humanas. O objetivo é atrair o interesse do estudante, além de fazê-lo perceber que o conteúdo ensinado em sala de aula tem aplicação prática. A proposta ainda depende de aprovação.

Para esclarecer as mudanças, o Conselho Nacional de Educação vai realizar audiências públicas, que servirão de palco para a discussão do novo modelo. O processo deve ser concluído até julho deste ano. Depois dessa etapa, o MEC começará as negociações com os Estados, que terão autonomia para aderir ou não ao novo modelo.

A secretária de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, explica que, com a mudança, se um aluno pretende seguir a carreira de engenharia, poderá receber conteúdo de matemática mais aprofundado, ao contrário daquele que planeja enveredar pela área de humanas.

A proposta também vem ao encontro das alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá uma divisão por quatro grandes áreas: “O vestibular congela a possibilidade de inovação. Com o fim das disciplinas no ensino médio e o novo Enem, pretendemos dar uma nova orientação à formação dos alunos”, ressaltou Maria do Pilar. O MEC também propõe um aumento de 25% na carga horária do Ensino Médio, que passaria de 2.400 horas para 3.000 horas.

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